psicoterapia psicologia psicóloga zona norte sp psiquiatria saúde mental mudança de vida desenvolvimento pessoal crescimento pessoal saúde emocional qualidade de vida relacionamento terapia de casal

Por que você se sente fazendo a coisa errada

Pode ser que você esteja vivendo todos os dias com uma sensação de que não está fazendo o que deveria, que está no trabalho errado, frequentando lugares errados ou na companhia de pessoas que não lhe geram a sensação de estar no lugar errado.

Isso acontece quando estamos andando na contramão dos nossos valores, mas para saber disso, é preciso identificá-los. Como fazer isso?

Primeiramente, entenda o que significam valores, eles são princípios pessoais que servem para nortear nossas decisões, comportamentos e objetivos. São medidas de importância que atribuímos a algo, representando as qualidades de natureza moral, intelectual ou física que nos despertam admiração e respeito. São subjetivos, pessoais e contestáveis para os outros. Ou seja, os seus valores podem ser diferentes dos de outra pessoa, que pode sequer ter os mesmos que você e não podem ser definidos como certo ou errado.conexao-corpo-mente

Isso significa que se você estiver fazendo algo que esteja lhe incomodando profundamente, gerando irritação ou angústia, muito provavelmente você está fazendo algo que entram em conflito com seus valores, mas está pactuando com os valores de outros. Para exemplificar, você pode trabalhar em uma empresa muito exigente com horários, na qual você não possa ser criativo, onde tem que cumprir protocolos o dia inteiro, tem sempre um supervisor olhando e você se sente muito incomodado com isso. Pode ser que você tenha o valor liberdade como um daqueles que são principais e esse modelo de trabalho lhe faça se sentir aprisionado.

Um outro exemplo é entre casais. Certa vez um casal de amigos estavam discutindo porque ele não aceitava que ela abandonasse o emprego estatal concursado para trabalhar em uma empresa, comissionada, mas com aquilo que gostava muito e no qual tinha grandes perspectivas de crescimento e de ganhar muito mais do que ganhava. O  valor segurança para o marido era muito forte, muito mais que o valor segurança para ela, que tinha o crescimento como um valor mais importante. Compreender que cada pessoa tem uma escala de valores pode ajudar você a evitar conflitos em qualquer relação.

Portanto, saiba exatamente quais são os valores que lhe norteiam, para que  caminhe alinhado com eles, sentindo-se em congruência com o seu interior.Quer definir seus valores agora?

Segue abaixo um quadro com os principais valores. Você pode utilizá-la para definir os 5 principais da sua vida. Pode ser que algum valor não esteja neste quadro, claro, e você tem total liberdade de acrescentar.

valores

 

Torço para que você ande a cada dia em congruência e tenha dentro de você a paz que lhe dá a certeza disso!

Ah, quero aproveitar e lhe fazer um convite! Quer se juntar a pessoas que estarão reunidas em um evento Online e Gratuito para lhe ajudar a agregar mais valor à sua vida? Vai ter uma palestra do Sandro Magaldi, do Meusucesso.com,  falando exatamente sobre valores e como ter sucesso sem se desviar deles. Clique abaixo e INSCREVA-SE nesse evento gratuito que vai ajudar você a se transformar na versão mais extraordinária de si mesmo!

Clique Aqui Para Saber Mais

LOGO nuvem

Anna Luyza

Psiquiatra e Life Coach

 

Deixe uma resposta