psicoterapia psicologia psicóloga zona norte sp psiquiatria saúde mental mudança de vida desenvolvimento pessoal crescimento pessoal saúde emocional qualidade de vida relacionamento terapia de casal

Quando fazer terapia de casal?

terapia_de_casal1Algumas pessoas me falam que acham que seu relacionamento está precisando de terapia de casal. No entanto, muitas vezes a terapia necessária primeiramente é a individual. A terapia de casal funciona de maneira diferente e, para aplacar a dúvida de como ela acontece, para que e para quem serve a esse modelo de terapia, resolvi descrever abaixo.

  • Quando fazer terapia de casal?

1) Quando há uma crise no relacionamento:

Um exemplo disso é a traição por uma das partes e o casal deseja lidar com isso, tentando recuperar a relação.

Esse é um exemplo de crise, mas existem inúmeros outros motivos, como quando há conflitos sobre finanças, enteados ou sobre interferências da família do outro.

2) Quando um ou ambas as partes já decidiram que querem se separar, mas não conseguem conversar sobre isso de forma amigável. Existe diferença no manejo terapêutico quando apenas uma pessoa já decidiu pela separação , pois o outro ainda quer salvar o relacionamento. A terapia vai servir para ajudar os dois a lidar com essa divergência e chegar a uma situação menos conflituosa para as duas pessoas.

3) Quando o casal não tem certeza de que rumo quer dar para o relacionamento:

Nesse caso o terapeuta pode fazer uma espécie de diagnóstico da relação para ajudar o casal a continuar o relacionamento ou se separar, trabalhando todas as questões em qualquer decisão que tomem.

  • Qual casal pode fazer terapia de casal ?

1) Casal heterossexual 2) Casal homossexual 3) Namorados que moram juntos

  • Como funciona a terapia de casal?

De forma bem objetiva funciona da seguinte forma:

a) É critério do terapeuta atender apenas o casal ou fazer algumas sessões individuais para ter acesso a conteúdos mais difíceis;

b) Quando um dos pareceres falta à sessão e não foi combinado para vir um só, a consulta não ocorre.

c) A frequência de sessões dependerá da gravidade da situação. Em geral as consultas são inicialmente semanais e depois se tornam quinzenais.

d) A duração de uma sessão é, no mínimo, 90 minutos .

  • Quanto tempo dura o tratamento ?

A terapia de casal normalmente é breve e dura, em média , quatro meses.

Tentei ser o mais objetiva possível, mas qualquer dúvida, basta enviar suas perguntas para meu e-mail contato@claudiamadu.com.br.

Claudia Madu

Psicóloga Clínica Especialista em Terapia de Casal e Familia e Coach de Relacionamento

www.claudiamadu.com.br

Acompanhe os vídeos sobre relacionamento AQUI

Deixe uma resposta