psicoterapia psicologia psicóloga zona norte sp psiquiatria saúde mental mudança de vida desenvolvimento pessoal crescimento pessoal saúde emocional qualidade de vida relacionamento terapia de casal

Diferença entre sofrimento e arrependimento

Há uma diferença entre sofrimento e arrependimento. As pessoas se confundem com esses sentimentos e muitas vezes deixam de tomar determinada atitude por conta desse engano. Há também os que voltam atrás, não mantém uma decisão porque não entendem que o sofrimento é inerente a qualquer mudança, mesmo quando estamos certos do que queremos.sofrimento e arrependimento

Pois bem, sofrimento é a sensação de não estar bem, de sofrer frente a algumas situações ou pessoas. Por vezes as situações se tornam tão difíceis de suportar que é preciso mudar algo como uma conduta, um comportamento ou até mesmo o rumo de sua vida.

Um dos significados de arrependimento é a ação de mudar de opinião ou de comportamento em relação ao que já aconteceu. Portanto, é necessário arrepender-se do que você mantém que o faz sofrer para poder mudar, tomar outro caminho. Nesse sentido, arrepender-se não é ruim se utilizado como impulso para seguir outra direção .

E, mesmo quando mudamos de ação, de comportamento, de vida, temos ajustes a fazer e estes podem gerar algum sofrimento momentâneo.

Além disso, temos que lembrar que não nos esquecemos do que passamos, em um passe de mágica. Dessa forma podemos ter sequelas dessas situações, mas isso não significa arrependimento.

Sofrimento e arrependimento não são a mesma coisa. Arrepender-se ajuda a mudar o caminho para sair do sofrimento.

Claudia Madureira- Psicóloga Clínica, Especialista em Terapia de Casal e Familiar
www.claudiamadureira.com.br

“Daqui a vinte anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.” Jackson Brown Jr.

Deixe uma resposta